ReBuild 17

Estado:

finalizado

Data início:

2020-09-01

Data fim:

2023-03-31

Promotores:

LREC
Parceiros: CIMPA, ReSource International

Financiamento:

Descrição

Rebuild 17 foi um projeto suportado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, e que surgiu da ambição de três entidades em trabalhar conjuntamente para o desenvolvimento e validação de um modelo sustentável de impulso à economia circular no sector da construção. Ao longo dos quase três anos de desenvolvimento, o projeto Rebuild 17 viu como missão não só consciencializar os envolvidos sobre os impactos, particularidades e potencialidades adjacentes à valorização dos resíduos produzidos em obra, através do seu reconhecimento como vantagem competitiva, mas também promover e divulgar sistemas de cooperação intrassectoriais, fomentando a troca de conhecimento e fortalecendo relações bilaterais. 

O objetivo deste projeto passou não só por criar alternativas com vista à redução da sua produção de resíduos de construção e demolição, mas, principalmente, apostar na sensibilização, das empresas e entidades, para a valorização destes resíduos, sugerindo alternativas e formas de reincorporação em produtos de construção, gerando uma cadeia de circularidade com este processo. Para além disto, esteve presente de forma transversal a todo o projeto, a sensibilização e promoção de troca de conhecimento e experiência, relativamente aos processos de produção, monitorização e tratamento de resíduos na Região.

O ponto fulcral para o cumprimento dos objetivos propostos foi a criação e dinamização de uma plataforma ReBuild (que se encontra na fase final de testes) que promovesse esta articulação necessária ao desenvolvimento da circularidade no setor da construção, validando o modelo visado neste projeto. Para o concretizar, o projeto envolveu e preveu diferentes fases de desenvolvimento, distinguidas por sete atividades-chave, nomeadamente: o estudo e caracterização de resíduos; o mapeamento e angariação de stakeholders; o estudo da tecnologia para valorização de resíduos; o desenvolvimento da circularidade da cadeia de valor; o desenvolvimento e implementação da plataforma; o design de soluções sustentáveis; e a divulgação e comunicação, transversal a todo o projeto. 

Este projeto deu lugar à organização de várias iniciativas relevantes:

  • Concurso de ideias Rebuild17: no período de 20 de maio a 19 de julho de 2022, o projeto Rebuild lançou um concurso de ideias destinado ao desenvolvimento de ideias para novos materiais ou produtos, com incorporação de resíduos de construção e demolição (RCD). Este concurso permitiu incentivar pessoas a título individual ou coletivo, a apresentar propostas de desenvolvimento de produtos inovadores, que valorizassem e incorporassem uma percentagem de resíduos produzidos em obra, tais como o vidro, o plástico, a madeira, os agregados reciclados, as misturas betuminosas, o gesso cartonado ou EPS, comummente conhecido como esferovite.
  • CIECC – 1ª Conferência Internacional de Economia Circular no Setor da Construção que se desenvolveu nos dias 16 e 17 de março de 2023. Este evento, que decorreu no parque de ciência e tecnologia NONAGON, contou com sessões e visitas temáticas a instituições que aplicam economia circular no seu modelo de negócios. De igual modo também permitiu desenvolver uma exposição que contou com a presença de cerca de 15 instituições, permitindo desenvolver momentos de “networking” produtivos para desenvolvimento de parcerias para futuros projetos.