Milk 4 Wound Care

Estado:

ongoing

Data início:

2023-01-01

Data fim:

2026-01-01

Promotores:

IST, UMinho, Universidade de Santiago de Compostela, Instituto de Zootecnia de São Paulo, Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz

Financiamento:

Descrição

A diabetes é uma doença pandêmica de alta prevalência em todo o mundo (9,3%). Só em Portugal a taxa sobe para 13,7% quando se considera a população adulta entre os 20 e os 79 anos, a segunda mais elevada entre os países europeus. Além disso, os Açores são a principal região europeia onde mais pessoas morrem de diabetes. Os dados mostram que 25% dos diabéticos desenvolverão “pé diabético”. Esta condição tende a ser crónica e, em 60-70% dos casos, será infetada, o que dificulta o processo de cicatrização. Além disso, os custos, diretos e indiretos, dos tratamentos de feridas crónicas são muito elevados, o que coloca a previdência social, os sistemas nacionais de saúde e os contribuintes sob pressão. Apesar dos avanços significativos nesta área nos últimos 20 anos, ainda é evidente a necessidade de novas estratégias de tratamento de feridas crónicas, mais eficientes e acessíveis.
“Agentes ativos do leite como plataformas inovadoras para soluções para o tratamento de feridas crónicas” – Milk4WoundCare – é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O conceito principal do Milk4WoundCare é partir de matéria-prima alternativa sustentável (resíduos de leite) e obter elementos com elevada atividade biológica (e.g. proteínas e fatores de crescimento) para serem utilizados no desenvolvimento de plataformas biomiméticas para soluções de tratamento de feridas crónicas.